sexta-feira, 30 de agosto de 2013

QR CODE: A NOVA PRINCESINHA DO MARKETING?


Várias empresas poderosas estão investindo na utilização do QR Code como Estratégia de Marketing, promovendo, assim, ações diferenciadas e inovadoras.


Exemplos:



A internacional marca de Jeanswear Calvin Klein resolveu fazer a estreia oficial da sua campanha de outono de forma diferente. Para isso, três outdoors da marca, dois em NY e um em Los Angeles, tiveram seus anúncios com modelos seminuas substituídos por um QR Code vermelho gigante, com as palavras "Get It Uncensored ". Ao clicar no código QR, os usuários terão acesso exclusivo a um comercial de 40 segundos da CK com os modelos Lara Stone, "AJ", Sid Ellisdon, Grayson Vaughan e Eric Anderson.



A mundialmente famosa grife Victoria Secret’s, que vende lingerie e produtos de beleza, levou para o mundo do Marketing Mobile a campanha “Sexier Than Skin" (Mais sexy do que pele).  O conceito era simples e criativo: cartazes enormes foram instalados com modelos quase nuas. O QRs Codes foram então colocados na posição correta encobrindo partes do corpo das modelos,  seduzindo os usuários a escanear  os códigos QR para “revelar” o segredo da foto. Imagens sem cortes poderiam ser exibidos na tela do seu celular, porém, o “segredo” é na verdade o lançamento dos famosos produtos da marca de lingerie da Victoria Secret’s, ou seja, sutiãs rendados ou calcinhas com babados .



Gigantes empresas como a Coca-Cola estão colocando QR Codes nas embalagens e investindo em marketing mobile para se conectar mais com seus clientes.



                             Os QR Codes são utilizados até mesmo em anúncios de vendas de casas.




                                   A foto acima mostra claramente onde estava a propaganda. 


O QR CODE E A COPA DO MUNDO 2010. 

Quem assistiu à Copa do Mundo 2010 na África do Sul, provavelmente ficou sabendo a respeito da prisão temporária de algumas torcedoras holandesas no jogo entre Holanda e Dinamarca, no estádio Soccer City, certo? Essa foi uma das matérias mais lidas na Internet durante os jogos da Copa. As mulheres foram detidas pela polícia durante a partida e levadas para um escritório da FIFA.  

Mas você sabe realmente porque elas foram presas? A polícia de Joanesburgo prendeu as moças porque elas foram acusadas de fazer “marketing de emboscada”, ou seja, elas estavam desafiando os restritos regulamentos comerciais em jogos.  Elas estavam usando camisas e vestidos com o QR Code estampado na vestimenta. O código QR usado era de uma propaganda da cerveja Bavaria, de uma empresa holandesa,  o que não é permitido na África do Sul, pois a FIFA assinou contrato exclusivo de propaganda com a marca americana de cerveja Budweiser. Já a seleção holandesa de futebol é patrocinada pela empresa holandesa concorrente Heinekken.  Que situação hein? 




Um comentário:

Anônimo disse...

Só eu que nunca vi?rs