Um dos grandes destaques na área do Marketing de Inovação é a
ferramenta Transmídia Storytelling.
Transmídia é o uso integrado das mídias, de forma que uma
história ou mensagem ultrapasse os limites de um único meio. Utilizar diversos
suportes para a contação de histórias é um aliado fundamental, uma vez que cada
mídia conta com linguagens particulares: vídeo, texto, hiperlinks, QR CODE,
livros, etc.
Storytelling é contar uma história (Story) por meio de
diferentes mídias, tendo consciência de que cada uma exige uma narrativa
específica e atinge públicos diferentes.
Para Descartes, “as histórias são poderosas, porque podem nos
transportar mentalmente para o centro dos mundos imaginários, e uma vez lá, permanecemos
engajados em muitos níveis, como emocional, intelectual, psicológico e moral”.
A questão é que as pessoas tendem mais a acreditar em histórias –
reais ou não – do que em muitos fatos, assim como acontecem com os mitos da
antiguidade. Guardamos mais facilmente
as informações quando ela está envelopada nesse tipo de estrutura.
Segundo Rodrigo Cajo, mestre em Storytelling pela USP, “o
componente conversacional sempre foi muito forte e não é diferente agora, com
as redes sociais digitais de compartilhamento de experiências”.
Outros autores acreditam que Storytelling é a técnica de
marketing mais antiga e mais eficiente que existe.
Mas por que essa ferramenta é tão importante assim no mundo
dos negócios? A resposta é simples: vence a empresa que melhor dominar a arte
da narrativa. A questão é: COMO?
Campanha da Apple. Steve Jobs em ação.
A Apple, por exemplo, conseguiu aproveitar o poder da
imaginação em suas campanhas publicitárias e fez dos seus produtos uma cultura.
“A narrativa é uma ferramenta imprescindível na gestão do
conhecimento, na construção da memória organizacional e na humanização do
ambiente de trabalho” (Gislayne Avelar, autora do livro Storytelling: líderes e
narradores de histórias).
Mas as boas histórias não devem apenas ser bem escritas e
apresentáveis. Devem ser verdadeiras em relação às suas intenções,
principalmente quando elas geram esse tipo de expectativa no seu público.
No âmbito da comunicação das marcas, as técnicas de
Transmídia Storytelling podem ser utilizadas para fazer uma “amarração
contextual mais elaborada e potencialmente mais engajadora entre as diferentes
mídias de uma campanha” (Bruno Scarfazzoni).
No turismo, a instituição brasileira responsável pela
promoção do Brasil no exterior é a EMBRATUR. Ela é responsável pelo marketing e
apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos.
Ano passado, a EMBRATUR lançou uma nova campanha publicitária
internacional. O lançamento foi em Londres, quando o Comitê dos Jogos Olímpicos
anunciou o Brasil como o próximo país a sediar as Olimpíadas de 2016. O título
da campanha é:
“O MUNDO SE ENCONTRA NO BRASIL. VENHA CELEBRAR A VIDA”.
“O MUNDO SE ENCONTRA NO BRASIL. VENHA CELEBRAR A VIDA”.
Essa nova campanha foi lançada em canais de TV, revistas,
redes sociais, sites, mobiliários urbanos, etc. Podemos afirmar que a EMBRATUR
está utilizando a ferramenta Transmídia Storytelling? SIM OU NÃO? Comente. Dê sua opinião a respeito!
Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=kYcoBPBYLqM
Depois, visite o site da Embratur no Facebook para conferir a
forma como eles estão promovendo essa mesma campanha nas redes socias.
Link: http://www.facebook.com/VisitBrasil
Você conhece outro exemplo de Transmídia Storytelling no
turismo?
Vídeo de destaque:
Uma propaganda de muito sucesso que utiliza Transmídia
Storytelling é a Coca-Cola. Ela criou a campanha Coca-Cola Happiness Factory.
Trata-se de um mundo que se passa dentro da vending machine, com personagens
inusitados e interessantes.
Assista!!
Assista!!
Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=R1NnyE6DDnQ
4 comentários:
Não me parece que o vídeo da Embratur seja storytelling. Nem tudo é story. Seria se tivesse uma trama/história/enredo, personagens, começo, fim, e outros elementos que formam o "contar a história". Ando pesquisando bastante sobre o tema, principalmente voltado a áudio guias para o turismo. Não encontrei até agora alguna aplicação em Turismo no Brasil.
Olá, Juliano. Eu ainda tenho minhas dúvidas se essa nova campanha é ou não storytelling, pois ela possui um forte teor emocional e usa como principal diferencial do Brasil a a 'experiência' de visitar um país tão diferente, com uma cultura diversificada, natureza exuberante, rica gastronomia, povo alegra e estilo de vida único. Isso tudo está integrado à marca 'BRASIL SENSACIONAL', divulgada também em outros meios digitais de informação da EMBRATUR. Essa campanha faz parte da convergência digital transmídia utilizada pela EMBRATUR. Se formos analisar sob esse ponto de vista, aí sim poderíamos afirmar que se trata de storytelling. Abraços.
Ótima reflexão! Para mim desde o momento que o vídeo transmite uma experiência, ele pode ser considerado story. E sem comentários ao transmídia da EMBRATUR né? Pelo menos o mkt digital deles é de qualidade. A nexteml tbm está nesse caminho, "essa é minha vida, esse é o meu clube" é exemplo claro de story como estratégia de mkt.
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