sexta-feira, 13 de setembro de 2013

GEOTECNOLOGIAS



A cada dia fica mais comum estar em contato com a Geotecnologia ou Geoprocessamento, mesmo que não saibamos que ele está de alguma forma sendo usado.

E após o surgimento do Google Maps, do Google Earth e do WikiMapia, uma verdadeira revolução está acontecendo. Pessoas que até então não tinham qualquer contato com ferramentas GIS [Sistemas de Informação Geográfica], de uma hora para outra podem ter acesso à qualquer parte do planeta por meio de aplicações que misturam imagens de satélite, modelos 3D e GPS. Para isso, basta que o usuário tenha conexão à internet!

A NASA, por exemplo, oferece o NASA World Wind, um globo virtual destinado ao segmento de pesquisadores, programável por um SDK Java.

Fabricantes de aparelhos de celular já se adiantaram a essa nova revolução e estão lançando telefones equipados com GPS e mapas cada vez mais modernos.

Montadoras de automóveis já fabricam carros com sistemas de rastreamento por satélite.

Com a Geotecnologia é possível acessar informações importantes sobre recursos naturais, cartografias (3D), transportes, comunicações e outros.

Através da aproximação entre as grandes empresas de GIS e as tradicionais empresas de Tecnologia da Informação como a Oracle, Microsoft, Google, foi possível uma popularização do uso desses recursos online e para aplicativos móveis também.

A App Store, loja de aplicativos da iPhone e iPad da Apple, e o Android Market, loja de aplicativos para smarthphones com a Plataforma Android, da Google In., possuem uma categoria específica de aplicativos “TRAVEL”, devido à grande quantidade de aplicações disponíveis.

Destacamos alguns aplicativos muito úteis do setor, que inovam no uso das possibilidades, e trazem grandes facilidades para o viajante.


GOOGLE GOGGLES:





Funciona como um scanner do que está a sua volta. Através de fotografias, procura identificar textos, livros, logos, códigos de barras, obras de arte, localidades e atrações turísticas. Identifica esses elementos nas imagens e traz informações sobre os mesmos de volta aos usuários.


LAYAR:


Principal aplicativo de camadas de realidade aumentada. Possui um grande  banco de camadas virtuais que podem ser aplicadas através da câmera do Smartphone. Desde imagens, vídeos, tweets, jogos mesclando a realidade e objetos virtuais até informações turísticas do local.


CLIMATEMPO:

Monitora a previsão do tempo com atualização constante e permite visualizar comentários em redes sociais sobre o tempo nas cidades. 




INFRAERO VOOS ONLINE:

O Voos Online é um app da Infraero que atualiza as informações de pousos e decolagens de forma quase imediata. 

Com o aplicativo é possível fazer buscas de voos pelo número, aeroporto ou companhia aérea. Há ainda outras informações disponíveis no aplicativo.




GOOGLE MAPS:

É um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. Foi lançado em 2005. Com uma conta Google, já é possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado.






Carro do Google Street View

 
Como localizar um bairro ou cidade no Google Street View.


Captura de imagens no Grand Canyon, E.U.A



GOOGLE EARTH:

Google Earth é um programa de computador desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, embora mais complexo, ao serviço também oferecido pelo Google conhecido como Google Maps.

No mês de maio de 2006 as imagens de satélite sofreram uma atualização e uma grande parte do Brasil já está em alta resolução. O Google Earth faz a cartografia do planeta, agregando imagens obtidas de várias fontes, incluindo imagens de satélite, fotografia aérea, e sistemas de informação geográfica sobre um globo em 3D.

Também é possível ver mapas antigos do planeta todo, com o recurso Featured Content, nas layers (camadas).






NASA WORLD WIND:

NASA World Wind é um programa desenvolvido pelo ARC da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), e que apresenta ao usuário imagens em 3D do globo terrestre, assemelhando-se muito ao Google Earth da empresa estadunidense Google Inc..

Ele conecta-se ao banco de dados da NASA, carregando imagens captadas por seis satélites em órbita ao redor do mundo, mostrando pontos de qualquer parte do planeta, com imagens de alta qualidade, permitindo "viajar" por toda a Terra. As montagens virtuais são todas em 3D, trabalhando ainda com a procura de lugares pelo nome.

Uma das principais características do World Wind, é a possibilidade de fazer uma observação mais detalhada de outros pontos além da Terra, como o planeta Marte, Vênus e a Lua.






APLICATIVO DA NASA:




Como funciona?

Por meio da ferramenta Space Station Live! (Estação Espacial ao vivo), os usuários podem acompanhar os seis astronautas (três russos, dois americanos e um holandês) da expedição minuto a minuto e ver quais são as pesquisas e tecnologias desenvolvidas diariamente nesse ambiente de microgravidade.

É possível percorrer a ISS por meio de modelos virtuais de exibição 3D, que também informam a posição correta do Sol, da Terra, da Lua e dos painéis solares da ISS.

Além disso, o serviço indica como andam a temperatura, a geração de energia e a comunicação dentro da ISS.

O aplicativo para celulares e tablets também está disponível no Google Play e nas lojas virtuais do iTunes, aplicativo da Apple.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito disso tudo!!!

Alexia disse...

Muito bom, heim!!

VALDECIR PEREIRA disse...

Producente ao extremo, parabéns.

Anônimo disse...

Google googles é novo pra mim...muito interessante. Pesquisa completa e informações objetivas, parabéns!

Unknown disse...

Adorei as dicas! Quero baixar vários desses :P